A artroscopia é um procedimento minimamente invasivo de uma articulação, feito por um aparelho chamado artroscópio, instrumento cirúrgico com uma haste fina e uma microcâmera, que permite a visualização da articulação em tempo real.
Ela tem como objetivos diagnosticar e tratar as lesões no ombro. Pode ser utilizada também como complemento de outros exames, como a ressonância magnética.
As principais indicações para a artroscopia do ombro são lesões traumáticas da articulação que podem ter lesões ligamentares e da cartilagem, que geram dor e instabilidade do ombro, como:
- Rotura de um ou mais tendões do manguito rotador;
- Luxação de ombro;
- Síndrome do impacto subacromial;
- Artrose (Artrose glenoumeral);
- Bursites;
- Capsulite adesiva;
- Entre outros
A Cirurgia
Antes de realizar o procedimento, o médico pode solicitar exames laboratoriais, cardiológicos e de imagem. Algumas medidas essências para aumentar a segurança e eficiência pré-cirúrgica são:
- Evitar consumo de álcool de comidas pesadas no dia anterior;
- Tabagistas devem parar de fumar em até 4 semanas anteriores a cirurgia;
- Possibilidade de suspensão ou ajuste de doses de algumas medicações, como anticoagulantes;
A artroscopia é um procedimento minimamente invasivo, com pequenas incisões de aproximadamente 2 cm. Para maior conforto e segurança do paciente, a operação é feita com anestesia geral e durante o procedimento, a articulação é infiltrada com soro fisiológico para melhorar a visualização do campo cirúrgico e melhor controlar o sangramento.
Tem uma duração de 45 minutos a uma hora, e seu tempo de recuperação e repouso também são menores, com alguns pacientes podendo já receber alta no mesmo dia da operação.
O Hospital Orthoservice conta com médicos especialistas para avaliação e realização de cirurgias para recuperação total e segura de nossos pacientes!