
Essa patologia é caracterizada pelo atrito entre as estruturas ósseas e ligamentares com os tendões do ombro. Isso geralmente ocorre em atividades laborais ou esportivas que exigem movimento amplo do ombro (erguer o braço acima da cabeça), como natação, tênis, vôlei e basquete.
O principal sintoma dessa lesão é um incômodo na parte superior e lateral do ombro, piorando ao elevar o braço. Ao executar essa ação, o tendão supraespinhal colide contra o arco do osso e com os ligamentos, o que pode acarretar bursite e até ruptura do ligamento.
Por que acontece?
A articulação do ombro envolve os ossos da clavícula, escápula, acrômio e úmero, em que são envolvidos pelos ligamentos e músculos (manguito rotador) para fazer os movimentos dos braços. A Síndrome do Impacto no Ombro pode ocorrer por:
• Deformidade ou esporão no acrômio;
• Conflitos ósseos com o tendão supraespinhal;
• Tendinite (inflamação dos tendões) ou bursite (inflamação da bursa);
• Artrose avançada entre o acrômio e a escápula (acromioclavicular);
Como dito acima, essa lesão pode ocorrer por esforço físico intenso e repetitivo, especialmente se for feito sem supervisão. Ela tende a aparecer ainda na fase adulta e agravar com o envelhecimento.
Diagnóstico
É feito com base no relato do paciente e no exame físico com o ortopedista especialista. Em alguns casos, o médico pode solicitar exames de imagem para identificar a presença de um eventual esporão ósseo (ponta de osso recém-formado) no ombro ou mesmo para avaliar rupturas, tendinites e bursites.
Tratamento
O tratamento inicial pode ser conservador, por meio de repouso, medicamentos, infiltração e fisioterapia específica. O ajuste do movimento é essencial para evitar que a patologia piore e cause novas condições dolorosas.
Caso a lesão seja grave, o ortopedista pode recorrer ao procedimento cirúrgico, podendo optar pela artroscopia. Na maior parte dos casos de Síndrome do Impacto, o tratamento tem sucesso sem que a cirurgia seja necessária.
O Hospital Orthoservice dispõe de consultas para atendimento especializado e tratamento de alto nível, com médicos especialistas e uma estrutura moderna e completa.