Atendimento de Segunda a Domingo,
das 07h às 21h.

Você tem Fascite Plantar? Saiba as causas, como prevenir e o tratamento!



A fascite plantar é o processo inflamatório ou degenerativo que afeta a fáscia plantar, tecido conjuntivo fibroso que reveste toda a sola do pé. O ponto de inflamação geralmente é mais próximo do calcanhar, e pode estar relacionada a um esporão do osso. 
 
Além das dores na planta do pé, na fascite plantar pode haver inchaço e vermelhidão na região. Os sintomas geralmente surgem após a prática de exercícios físicos ou na primeira pisada do dia. 
 
Essa doença geralmente acomete adultos (40-60 anos) e alguns atletas, pelo maior desgaste do tecido. A principal causa da fascite plantar é o estiramento ou lesão decorrente de: 

• Obesidade; 
• Esforço repetitivo e intenso; 
• Ficar muito tempo em pé; 
• Falta de alongamento dos membros inferiores; 
 
Um fator que pode contribuir para a origem dessa patologia é o formato do pé e pisada errônea, que faz com que o peso do corpo fique mal distribuído e a fáscia fica sobrecarregada. 
 
Para prevenir esse quadro, alongamento e fortalecimento muscular são indicados, assim como proteção da fáscia, com uso de calçados com palmilhas amortecedoras. A falta de proteção do calcanhar é um dos fatores que formam o esporão do calcâneo: protuberância óssea no calcanhar que inflama a fáscia. 
Inicialmente, o tratamento é feito de maneira conservadora, com gelo e repouso da atividade que causa a inflamação, e medicamentos prescritos por um médico ortopedista. Caso os sintomas persistam durante 6 meses, viscossuplementação e cirurgia podem ser indicadas. 
A cirurgia da fascite plantar tem como objetivo corrigir um encurtamento e contratura persistente. Em casos de esporão do calcâneo, a cirurgia também pode remover a protuberância óssea. 

O Hospital Orthoservice tem especialistas em todas as áreas da ortopedia para atender e tratar de seus pacientes de maneira completa e humanizada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *