Atendimento de Segunda a Domingo,
das 07h às 21h.

Saiba mais sobre os perigos das fraturas ósseas para idosos 



Com o aumento da população idosa e falta de informações sobre situações de quedas, aumenta o risco de fraturas em idosos. O trauma ortopédico é uma lesão osteomuscular que pode ser de baixo, médio ou alto impacto de uma parte do corpo, e pode ocorrer por acidente doméstico (baixo), prática esportiva (médio/alto), acidente de trabalhou ou trânsito (alto).  

Por conta do processo de envelhecimento do sistema locomotor e neurológico, esses pacientes estão mais propícios a fraturas ósseas decorrentes à traumas. A falta de equilíbrio, baixa da visão e audição, e diminuição do reflexo vem com a idade, porém, algumas medidas podem ser tomadas pela casa para evitar quedas. 

Em idosos também há maior prevalência de osteoporose, doença degenerativa dos ossos que os torna mais frágeis e podem ocasionar microfraturas. 

5 medidas para prevenir quedas de idosos na sua casa: 

Remover tapetes do caminho; 

Instalar barras de segurança nos banheiros; 

Trocar escadas por rampas, ou colocar faixas em degraus;
 
Manter os móveis encostados à parede para evitar esbarrões; 

Sempre estar atento às lâmpadas para manter o ambiente bem iluminado; 

E o que fazer após cair? 

Primeiramente, buscar atendimento ortopédico de imediato! Em idosos, há maior prevalência de fratura do fêmur (osso da coxa), junto do quadril, que pode ser fatal. Fraturas no joelho e ombros também são preocupantes, pois podem impactar ainda mais a função motora do membro. 

Após uma queda, há uma mudança psicológica no paciente, que fica com medo de sofrer uma nova fratura e perde sua independência. Os traumas em pacientes idosos, mesmo que de baixo impacto, também levam maior período de recuperação, o que também prejudica sua qualidade de vida. 

Tratamento
 
O tratamento deve ser feito com um médico especialista, que fará a avaliação, podendo necessitar de exames de imagem para analisar o grau da fratura, e indicará o tratamento adequado. Em caso de fraturas leves, o tratamento é feito com imobilização e medicamentos para amenizar a dor.
 
A avaliação do médico também será importante para determinar necessidade de suplementação, por exemplo, em casos de osteoporose, para repor substâncias essenciais para a regeneração óssea. Em casos mais moderados e altos, cirurgia pode ser necessária, sempre levando em consideração fatores individuais do paciente. 

O Hospital Orthoservice conta com profissionais experientes e uma estrutura de alto nível para receber e tratar todos os quadros de lesão ortopédica! 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *