
A obesidade é uma pandemia global, e só no Brasil, cerca de 20% das pessoas são obesas e mais da metade da população está com sobrepeso. Esse excesso de gordura corporal é um fator de risco para diversas doenças, inclusive, lesões ortopédicas.
A probabilidade de lesões osteomusculares em pessoas com sobrepeso é 15% maior do que pessoas com IMC abaixo de 25, e pessoas obesas, 48%.
A obesidade aumenta o desgaste das cartilagens das articulações, mesmo sem praticar exercícios físicos. Isso aumenta o risco para artrite e artrose, doenças degenerativas que causam dor e inflamação nas articulações.
Além disso, como a obesidade está relacionada à má alimentação e ao sedentarismo, também é fator de risco para a osteoporose.
As principais lesões ortopédicas devido ao excesso de gordura corporal geralmente são na coluna e nos pés:
– Lombalgia;
– Hérnia de disco;
– Tendinite;
– Esporão de calcâneo;
– Fascite plantar.
Os joelhos também são muito afetados pelo sobrepeso, podendo ser sinal de condromalácia patelar.
Tratamento multidisciplinar
A consulta com um ortopedista faz parte do tratamento multidisciplinar contra a obesidade, para auxiliar os pacientes contra suas lesões e recomendação de fisioterapias para fortalecer a musculatura.
Os exercícios físicos para emagrecimento e fortalecimento são essenciais no combate à obesidade. Lesões e dores podem afetar esse processo, por isso, consultar um especialista na sua lesão faz a diferença.
O Hospital Orthoservice conta com especialistas em todas as áreas da ortopedia para um tratamento individualizado e completo!