Os primeiros passos do bebê são um momento mágico, não é mesmo? Por isso, é preciso ficar atento nos pés e joelhos durante o crescimento para evitar problemas futuros.
É importante observar o alinhamento dos pés e dos joelhos para evitar adquirir as condições de Joelho e Pé Varo ou Valgo, desvios posturais dos membros inferiores que afetam a marcha e o crescimento de crianças. Também pode ser uma condição congênita, e precisa de tratamento com um ortopedista pediátrico para ajuste e evitar complicações.
- Varo: quando o joelho ou pés estão alinhados para parte externa do corpo;
- Valgo: quando o joelho ou pés estão alinhados para parte interna do corpo;
Para identificar esses desalinhamentos, avalia-se a postura das pernas da criança. Os joelhos são mais perceptíveis, mas também é importante avaliar se os tornozelos se tocam, para confirmar o quadro.
Também é interessante avaliar a postura do pé para evitar Pé Chato ou Pé Cavo, que são desalinhamentos da fáscia plantar (sola), quando o pé está sem sua curvatura natural.
Tratamento
Se for uma condição congênita, o médico deve avaliar se é necessária a intervenção cirúrgica, porém, o método Ponseti é um dos tipos de tratamento mais eficientes e reconhecidos, que consiste na manipulação do pé e na aplicação de cinco a sete gessos semanais.
Para casos adquiridos, órteses e fisioterapia podem ser suficientes para realinhar os joelhos ou pés para a posição correta. Em casos de deformidades muito acentuadas, cirurgia pode ser indicada.
O Hospital Orthoservice conta com especialistas em todas as áreas da ortopedia para um tratamento individualizado e completo!