Essa síndrome é característica em adolescentes que praticam esportes com muita frequência, gerando uma dor aguda e extrema sensibilidade no joelho. É considerada uma osteocondrose, ou seja, um grupo de distúrbio de ossificação sem causa determinada, que forma um pequeno nódulo ósseo na tíbia, inflamando o tendão da patela.
A doença afeta principalmente meninos de 10 a 15 que praticam esportes de alta intensidade, podendo afastá-los das atividades das quais praticam. Seus principais sintomas são:
- Dor aguda com impacto do joelho;
- Inchaço;
- Sensibilidade na tuberosidade tibial;
É preciso uma avaliação médica para o diagnóstico, que pode ser complementada com radiografia. Além da ossificação, o excesso de impacto pode causar fraturas parciais do osso, levando a laceração das fibras dos tendões e podendo agravar para outras lesões do joelho.
Felizmente, quadros graves dessa síndrome são raros, que só são detectados quando o paciente não acata às recomendações do médico especialista. Geralmente, a protuberância deixa de causar dor com o passar do pico de desenvolvimento da puberdade.
O tratamento após o diagnóstico médico é feito, em geral, a base de repouso. Em caso de trauma no joelho com a protuberância, cirurgia pode ser indicada.
O Hospital Orthoservice conta com uma estrutura completa para avaliação e tratamento de condições ortopédicas, com especialistas nas diversas subespecialidades da ortopedia.