A osteoporose é uma doença caracterizada pela deterioração da densidade óssea, deixando o paciente mais propenso a fraturas. Essa patologia é mais recorrente em pacientes acima dos 60 anos, em específico, em mulheres no período pós-menopausa, por conta da queda de produção dos hormônios estrogénio e progesterona.
As fraturas por osteoporose tipo I (pós-menopausa) são mais complexas de tratar, pois levam maior tempo de recuperação por conta da má densidade óssea. Toda mulher na pós-menopausa necessita avaliação do risco de osteoporose, com o diagnóstico combinando exames clínicos, físicos e histórico familiar, de forma a prevenir os sintomas e possíveis complicações da doença.
Essa doença afeta todos os ossos, mas especificamente, pulsos, coluna e quadril podem ficar mais frágeis. Alguns fatores de risco para osteoporose são:
- Níveis baixos de cálcio e vitamina D;
- Sedentarismo;
- Baixo peso;
- Tabagismo e alcoolismo;
Os sintomas iniciais de osteoporose são dores nas articulações (possíveis fraturas parciais) e diminuição da altura e alteração na estrutura do ombro. A absorção de cálcio e vitamina são imprescindíveis para evitar a osteoporose, e a prevenção pode ser feita antes da mulher entrar na menopausa.
O tratamento deve ser feito com um ortopedista especialista. Em caso de fratura, primeiramente, é preciso de um diagnóstico do grau da fratura, imobilização e até cirurgia em alguns casos.
Em segundo lugar, a osteoporose precisa ser tratada com manejo de remédios bifosfonatos, de reposição hormonal e até suplementação de vitaminas para restaurar a densidade óssea e exercícios (fisioterapia) de fortalecimento para evitar novas fraturas.
O Hospital Orthoservice conta com especialistas em traumatologia e uma estrutura de ponta para cirurgias para restauração da saúde de nosso paciente.