Você já ouviu falar de Oncologia ortopédica?
Essa área é responsável pelo diagnóstico, acompanhamento e tratamento de tumores que podem afetar ossos, articulações e tecidos moles (vasos sanguíneos, vasos linfáticos, músculos, tecido gorduroso, aponeuroses, tendões, nervos e os tecidos sinoviais). Também pode tratar de tumores que se originaram em outras partes do corpo e tiveram metástase, afetando os ossos.
Lembrando que: tumor não é sinônimo de câncer. Os tumores ósseos são uma massa de células incomuns que crescem em algum osso, uma patologia rara, que em sua maioria não é cancerígena.
Como identificar um tumor ósseo?
O diagnóstico de um tumor em ossos, precisa ser feito com exames de imagem, pois em estágios iniciais não apresenta sintomas, mas pode causar incômodo.
Já o tratamento pode variar de acordo com o tipo, o local e o estágio do tumor. Felizmente, alguns tumores não cancerígenos desaparecem com o tempo. Outros podem exigir cirurgia de remoção, radioterapia e até quimioterapia em casos que apresentam maior risco.
O tipo mais comum de tumor cancerígeno ósseo é chamado de osteosarcoma, com maior índice de acometimento em pessoas na faixa etária de 20 aos 30 anos. O osteossarcoma é o câncer ósseo primário, que tem maior incidência em locais como fêmur distal, a área do joelho e o ombro. Não se sabe a causa certa, mas muitas pesquisas indicam fator hereditário.
O Hospital Orthoservice conta com especialistas de alto nível na área de Oncologia Ortopédica e uma estrutura de ponta. Em caso de suspeita de sarcoma, consulte um ortopedista especialista.