Atendimento de Segunda a Domingo,
das 07h às 21h.

Luxação e Instabilidade Patelar: saiba o que causa e como é o tratamento! 

A articulação do joelho é uma das mais complexas do corpo humano, articulando o osso do fêmur, tíbia e fíbula. Além desses três ossos, um que se destaca é osso da patela, ou popularmente conhecida como rótula, que tem papel fundamental no movimento do joelho. 

A luxação patelar é uma condição de deslocamento da patela de seu local original. Geralmente, ela volta a posição adequada sozinha, mas ainda gera uma dor aguda no momento da lesão e pode causar a sensação de insegurança no movimento, chamada de instabilidade patelar.  

Em alguns casos mais traumáticos, a patela não retorna sozinha, necessitando de atendimento especializado para retorná-la à posição original. 

Causas: 

A luxação patelar geralmente ocorre por causas traumáticas, como movimentos bruscos ou pancadas no joelho. Mas ela também está relacionada a mudanças na anatomia do joelho. 

Os índices de casos apontam maior recorrência de instabilidade e luxação recorrente em meninas adolescentes e mulheres jovens do que em homens, relacionado aos fatores anatômicos-biológicos da paciente.  

Algumas pessoas têm características do joelho que favorecem a luxação da patela. Entre as principais, estão:  

  • Patela alta 
  • O tendão patelar é mais comprido 
  • O sulco no fêmur onde a patela se encaixa pode ser mais raso que o normal 
  • Joelho Valgo na infância 
  • Frouxidão ligamentar 

O principal exame a ser feito para diagnosticar a instabilidade patelar é a ressonância magnética, que mostra sinais indiretos de uma luxação, lesão do ligamento patelofemoral medial e as alterações anatômicas que favorecem a instabilidade. 

Tratamento 

Após avaliação de um especialista, o tratamento inicial é feito de forma convencional, com medicamentos, imobilização e fisioterapia para recuperação do movimento sem dor. 

Em casos de recidiva da luxação patelar ou relato de instabilidade crônica do joelho, cirurgia pode ser recomendada, especialmente em casos de lesão do ligamento patelofemoral medial. 

A técnica cirúrgica mais utilizada atualmente para reparos ligamentares é a artroscopia do joelho, minimamente invasiva e de recuperação mais rápida e suave. 

O Hospital Orthoservice conta com especialistas no tratamento de lesões do joelho e uma estrutura completa e confortável para nossos pacientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *