O joelho é a articulação mais exigida durante a prática de atividades físicas e esportivas e precisa estar estável (fortalecido) para suportar cargas e ter flexibilidade para transmitir a energia cinética para os movimentos. Os Ligamentos Cruzados dos joelhos são tiras de fibras musculares responsáveis pelo movimento de dobrar e estender, conectando os ossos do fêmur a tíbia e aliviando o impacto dos músculos (junto com os meniscos).
Há dois ligamentos no interior do joelho – o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e o Ligamento Cruzado Posterior (LCP). É mais comum ter lesão no Ligamento Cruzado Anterior, já que está mais exposto e é mais exigido durante os movimentos. Ao ter uma ferida no ligamento, a pessoa sentirá dores ao mover o joelho, apresentar edema, e se for um rompimento, a dor pode ser grave e ter dificuldade de manter o joelho esticado.
As lesões do LCA estão mais ligadas a prática esportiva de alta intensidade, porém, também podem ocorrer por estresse físico repetitivo, como torção ou rotação excessiva do joelho. Já as lesões do LCP são mais raras de acontecer, consequências de acidentes de trânsito ou em esporte de muito impacto – como rúgbi ou futebol americano.
As lesões dos ligamentos cruzados podem ser graves, dependendo da forma que elas ocorrem, especialmente se forem por traumas diretos. A ruptura de um Ligamento Cruzado é considerada uma emergência ortopédica, pois, além de impedir o movimento do paciente, geram dor extrema.
Precisa fazer cirurgia?
Para tratar uma lesão dos Ligamentos Cruzados, primeiramente, é preciso realizar um exame de imagem (radiografia ou ressonância magnética) para saber o grau da lesão e avaliar se o tratamento pode ser convencional ou cirúrgico.
A causa e a condição do paciente também determinarão a forma de tratamento, por exemplo, se for dor extrema por trauma de direto, é recomendado que siga diretamente para uma sala cirúrgica para operação.
O tratamento cirúrgico pode ser realizado por Artroscopia e Reconstrução do Ligamento. O artroscópico remove os vestígios do ligamento rompido, perfura os ossos para a fixação do tecido de reposição, ou enxerto, sendo puxado e fixado por parafusos.
Além da intervenção cirúrgica, o tratamento requere um período de repouso (por volta de seis meses), com fisioterapia e reabilitação dos movimentos. Um acompanhamento médico é essencial para relatar possíveis dores adjacentes no joelho.
O Hospital Orthoservice conta com pronto-atendimento 24h, profissionais qualificados e consultas com hora marcadas para tratamento em todas as subáreas da ortopedia.