Estalos no joelho: saiba o que pode acarretar esse desconforto

O joelho é uma das principais articulações do corpo humano e também uma das que mais sofre os impactos diretos das atividades diárias. Quando lesionado, pode causar muito incômodo e afetar negativamente a qualidade de vida dos pacientes. 

Nesses casos, uma das principais queixas é a sensação de estalo nesta região. 

Também conhecida como crepitação, é possível ouvir os joelhos rangerem ou estalarem em meio a estímulos externos (caminhada, corrida, agachamento, subida e descida de escadas etc.).  

Esse desconforto acontece, normalmente, mediante o atrito entre os ossos que ocorre quando há baixa produção do líquido sinovial nas articulações. A princípio pode não ser um sinal alarmante para um problema grave, mas quando recorrente é crucial buscar orientação de um ortopedista.  

Quais são as principais causas dos estalos nos joelhos?  

A origem dessa sensação incômoda pode estar ligada a diferentes fatores. O excesso de peso, no entanto, mostra-se uma das principais causas, isso porque os joelhos acabam sendo submetidos a uma carga superior ao que deveriam suportar. Aliado ao sobrepeso, o desalinhamento corporal, também pode desequilibrar todo o conjunto de articulações e a postura. 

Em idosos, essa complicação é mais recorrente devido ao enfraquecimento paulatino dos ossos, principalmente em casos de artrose na região inferior, doença que pode elevar a aproximação dos ossos da perna e da coxa.      

A prevenção é sempre a melhor escolha 

Em meio à rotina cansativa e repetitiva é comum submeter o corpo a pesos e pressões aos quais ele não está capacitado, dessa maneira, evitar maus hábitos pode prevenir o aumento dos estalos no joelho. Opte sempre por realizar exercícios em ambientes sem elevações, como quadras, espaços com gramas e piscinas.  

O diagnóstico é clínico e o acompanhamento com um médico especialista deve ser feito em caso de persistência dos sintomas ou se estiver acompanhado de dor, inchaço, falta de força e equilíbrio, entre outros. 

O Hospital Orthoservice é referência no tratamento ortopédico no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. Atendemos com consulta com hora marcada e Pronto Atendimento 24h. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *