Atendimento de Segunda a Domingo,
das 07h às 21h.

Escoliose – conheça os tipos, os sintomas e os tratamentos!

A escoliose é uma doença que altera a curvatura natural da coluna vertebral, relativamente comum e ocorre em 2 a 4% das crianças com 10 a 16 anos de idade. A coluna tem uma curvatura chamada lordose, na cervical e na lombar, porém, o paciente com escoliose apresenta uma deformação lateral em formato de “S” ou “C”, impedindo de ter uma postura completamente reta. 

Os tipos de escoliose são a Escoliose idiopática, quando não se encontra uma causa evidente, a escoliose congênita, quando resultam de anomalias ocorridas durante o desenvolvimento vertebral no período embrionário e a escoliose neuromuscular, presente em crianças que apresentam desordem neurológica (distrofias musculares, paralisia cerebral, entre outras.). Estima-se que 80% dos casos de escoliose sejam classificados como idiopáticas. 

Facilmente diagnosticados pelo exame clínico, apresenta alguns sinais característicos como: 

  • Um ombro mais elevado; 
  • Rotação das costelas e assimetria das mamas; 
  • Assimetria da cintura; 
  • Inclinação do tronco maior para um lado; 
  • Um quadril mais elevado; 
  • Assimetria das pernas; 

Esses sinais físicos podem, ou não, estar presentes em diferentes graus de deformação e de dor. A escoliose leve pode causar nenhum sintoma. Por isso, além do exame físico, radiografia pode ser indicada para o diagnóstico. 

O paciente com escoliose mais grave também pode apresentar dificuldade motora para andar e praticar atividades físicas, assim como desconforto ao sentar-se e se deitar. 

Como se trata? 

O tratamento dependerá do estágio do diagnóstico. Se feito precocemente, pode ser feito de maneira conservadora, com ajustes da postura e acompanhamento com um ortopedista. Fisioterapia e coletes ortopédicos também auxiliam, mas só devem ser utilizados com prescrição do médico ortopedista. 

Se o grau da deformação for maior que 40, é um quadro onde a cirurgia é recomendada, pois, além de dores musculares, esse nível de alteração pode prejudicar a respiração e outros órgãos, e agravar para outras inflamações articulares. A cirurgia da coluna mais comum é a implementação de corretores das vértebras, ou até a artrodese (cirurgia de fusão), porém, apenas indicada com avaliação de um especialista. 

O Hospital Orthoservice tem uma equipe clínica especialista em todas as subespecialidades da ortopedia, além de uma estrutura completa para os diversos exames e tratamentos para restaurar sua saúde! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *