Se você sente que as dores nos músculos e articulações pioram no inverno, saiba que não está sozinho! Esta relação é antiga e muitas pessoas já se preparam para a época mais fria do ano.
Um estudo da Escola de Medicina de Harvard atestou que 67% das pessoas entrevistadas sentem mais dores quando acontece uma mudança brusca de temperatura.
Mas você já parou para se perguntar o porquê disso? Existem diversos motivos e hoje vamos contar para você!
No frio nós nos movimentamos menos e ficamos mais “encolhidos” contraindo a musculatura, o que causa rigidez muscular e maior desconforto ao se movimentar.
Outro motivo é que com o frio, o corpo diminui a circulação de sangue para preservar a temperatura, o que faz com que aumente a viscosidade e resistência do líquido sinovial – fluído que preenche as cavidades articulares para lubrificá-las – gerando maior rigidez nas articulações e, consequentemente, mais dor.
Como prevenir?
A melhor forma de prevenir as chamadas ‘dores de inverno’ é se alongando e se movimentando, assim, é possível evitar a contração muscular, auxiliar na lubrificação das articulações e otimizar a irrigação sanguínea.
Outro ponto muito importante nessa prevenção é o fortalecimento muscular e, claro, se agasalhar para manter o corpo aquecido, principalmente em extremidades como as mãos, pés, pescoço e cabeça.
Doenças crônicas
Algumas dores causadas por doenças crônicas também tendem a piorar com a baixa temperatura, como é o caso da artrite, artrose, reumatismo e fibromialgia. Portanto, se este é seu caso, tenha atenção redobrada.
Em caso de dúvidas ou qualquer dor articular, consulte sempre um ortopedista para correto diagnóstico, orientação e tratamento do seu caso.
O Hospital Orthoservice é referência no tratamento ortopédico no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. Consulta com hora marcada e Pronto Atendimento 24h