Dores no corpo durante o Home Office: como melhorar?

A pandemia do novo coronavírus está levando milhões de pessoas em todo o mundo a trabalhar em Home Office. Mas, no conforto de casa, muitas vezes não é possível trabalhar nas mesmas condições em comparação ao escritório devido à falta de uma iluminação adequada, mesa na altura ideal ou uma cadeira confortável – ambos objetos específicos para o bem-estar do corpo durante o trabalho. 

Estes fatores acabam resultando em tensões, dores e desconfortos em todo o corpo, como: dores de cabeça, dor nos ombros, no pescoço, braços, lombar, joelhos, entre outras partes do corpo. O que pode intensificar o cansaço durante o expediente, a ansiedade e o estresse que este período de pandemia também gera. 

 Além disso, esses fatores podem possibilitar o desenvolvimento de enfermidades ou agravar condições preexistentes. 

É preciso cuidado e atenção! Algumas mudanças simples podem garantir mais ergonomia e conforto para a jornada de trabalho em Home Office:  

Uso adequado do computador ou notebook 

Sem a mesa adequada de escritório para a realização de tarefas do trabalho, muitas pessoas utilizam o computador ou o notebook apoiados sobre superfícies que não possuem a altura adequada, como: mesa de jantar, almofadas (enquanto a pessoa está acomodada na cama ou no sofá), mesas de estudos muito baixas ou muito altas, entre outros.  

Superfícies, aos quais, podem deixar a tela do computador posicionada de forma inadequada, provocando a má posição do corpo, o que pode trazer muitas dores no pescoço, nos ombros e na coluna quando se trabalha por 8 a 10 horas por dia, influenciando no rendimento do trabalho. 

A posição do monitor ou da tela do notebook deve ser um pouco menor do que a altura dos olhos, onde seja possível a pessoa olhar para a tela de modo que o seu queixo se mantenha paralelo ao chão. Já a parte inferior do monitor deve estar inclinada para cima, em um ângulo de 15 graus. 

Para manter a posição adequada, é indicado utilizar livros ou caixas de cabeça para baixo – assim, possibilitando elevar a tela do computador ou do notebook a um nível mais adequado para a postura. 

Mesa e cadeira adequadas para trabalhar 

Os lugares onde a pessoa senta para trabalhar e apoia seu material também precisam de atenção, pois permanecer sentado por um longo período em uma cadeira desconfortável pode gerar dor lombar e desconforto. 

Assim como utilizar uma mesa com tamanho e altura inadequados provoca problemas de postura que podem ocasionar dores e contraturas musculares, ou até mesmo doenças futuras como hiperlordose, escoliose, hipercifose e retificação da cervical e/ou da coluna. 

Portanto, é importante que a altura da mesa, geralmente, fique em torno de 70 cm de altura, onde os antebraços devem ficar apoiados sobre a mesa deixando, no mínimo, 20 cm entre o assento da cadeira. Já a cadeira deve ter variação entre 47 e 57 cm e um apoio para os pés, principalmente para pessoas de baixa estatura. Assim, é preciso deixar a coluna sempre ereta, bem como o pescoço, e apoiada no encosto da cadeira. 

Pausas e alongamentos 

É importante que, durante o Home Office, se encontre formas de reduzir a quantidade de tempo que se passa sentado. Para a saúde do corpo, os alongamentos e ginásticas durante algumas pausas do trabalho são essenciais para aliviar tensões e dores. 

Algumas atividades indicadas em casa são: polichinelos, agachamentos, flexões, prancha, abdominais e exercícios que usam o peso do próprio corpo. Exercícios de alongamento, yoga e meditação também podem ajudar. Respeitando, sempre, os limites de flexibilidade do corpo!  

Quando procurar um ortopedista? 

Se o desconforto for contínuo, intenso ou se você sentir que está piorando conforme o passar dos dias, procure um ortopedista para que seja possível te examinar e te orientar sobre o melhor tratamento para o seu caso. 

O Hospital Orthoservice é referência em Ortopedia em todo o Vale do Paraíba e possui especialistas de alto nível para te orientar e cuidar de você. 

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