A Síndrome do Canal Cubital é a segunda compressão nervosa mais comum, atrás apenas da síndrome do túnel do carpo. Essa doença comprime o nervo ulnar, no cotovelo, causando dor, formigamento e falta de força no braço até os dedos anelar e mindinho.
O túnel cubital é uma região um pouco “mais justa” no cotovelo que fica envolta por ossos, músculos e ligamentos e através da qual o nervo ulnar passa. O nervo ulnar pode ser comprimido em qualquer ponto de seu curso, desde a axila até a mão. Devido a características anatômicas, torna-se mais vulnerável no cotovelo e punho.
A origem dessa síndrome é multifatorial, podendo ocorrer por atividades de esforço repetitivo do antebraço, trauma, e após cirurgias da mão, cotovelo e ombro, porém, esse fator é mais difícil de ocorrer.
Pacientes com doenças sistêmicas, como diabetes tipo 2, insuficiência renal, alcoolismo, desnutrição, entre outras, estão mais propensos a sofrer com a Síndrome do Canal Cubital.
Prevenção
Para prevenir e reduzir o formigamento no cotovelo, é bom adotar alguns cuidados no dia a dia:
- Não dormir com o cotovelo flexionado;
- Fazer alongamentos na região do cotovelo, antebraço e mãos;
- Evitar apoiar o cotovelo ao longo do dia.
Tratamento
O tratamento será feito após avaliação de um especialista – o ortopedista especialista em ombro e cotovelo. O médico ainda pode requisitar exame de imagem (radiografia ou ressonância magnética) para apontar a causa exata da compressão do nervo.
Normalmente, o tratamento não cirúrgico costuma ser suficiente para curar a compressão do nervo ulnar, com uso de órteses para melhor posicionar o cotovelo e uso de medicamentos.
Em casos mais graves e que o tratamento conservador não apresenta resultados, a cirurgia pode ser indicada. Esta cirurgia tem recuperação rápida e exige pouco repouso.
Está sentindo formigamentos no braço? Falha na mão? Consulte um especialista para avaliação!