A doença de Sever, também conhecida como apofisite do calcâneo, é caracterizada por uma inflamação na cartilagem de duas partes do calcanhar, causando dor e dificuldade para andar. Muito comum em crianças em fase de crescimento e pré-adolescentes no início da puberdade, principalmente meninos que praticam atividades físicas todos os dias.
Meninas que praticam ginástica ou balé também são diagnosticadas com a doença de Sever, pela grande quantidade de saltos, exercendo pressão no calcâneo. Ela também pode ser resultada de ficar muito tempo em pé ou calçados mal ajustados e que não acolchoam o calcanhar.
A causa da doença de Sever é dada durante o pico de crescimento da puberdade, quando o calcâneo pode crescer mais rápido que os músculos e tendões das pernas. Com o passar do tempo e com a pressão repetida do tendão de Aquiles (que liga o calcanhar ao músculo da panturrilha), pode ocorrer um encurtamento da cartilagem, danificando a placa de crescimento. Isso causa o edema, a hipersensibilidade e a dor.
Para identificar a doença de Sever, deve-se ir ao ortopedista, que poderá realizar um exame físico, raio-x e a ultrassonografia.
O diagnóstico da doença de Sever se dá início com as queixas de dor da criança, que geralmente variam de intensidade de acordo com a gravidade da lesão.
O tratamento para a doença de Sever engloba:
- Uso de almofadas ortopédicas nos calcanhares, com o objetivo de reduzir a pressão sobre os mesmos;
- Alongamento dos músculos isquiotibiais e panturrilhas de 2 a 3 vezes ao dia;
- Repouso, gelo, compressão e elevação dos calcanhares;
- Fisioterapia;
- Em alguns casos, medicação anti-inflamatória.
É preciso que os pais fiquem de olho e atentos às queixas dos filhos, pois quando não tratado pode causar agravamento do caso.
O Hospital Orthoservice tem especialistas em todas as áreas, incluindo ortopedia pediátrica. Atendimento em consulta com hora marcada ou Pronto Atendimento 24h.