Atendimento de Segunda a Domingo,
das 07h às 21h.

Conheça 3 principais tipos de Artrite e seus tratamentos!

A artrite é a condição que causa inflamação de uma ou mais articulações, podendo ter diferentes causas. Existem mais de 100 tipos de artrite, e seu tratamento vai variar de acordo com a causa e fatores individuais do paciente. 

Embora seja uma condição que tende a afetar as pessoas à medida que elas envelhecem, a artrite pode surgir em qualquer idade. Ela pode afetar todas as articulações do corpo e seus sintomas principais são dores, rigidez e inchaço nas áreas afetadas. 

Para tratar efetivamente os diferentes casos, é essencial ter um diagnóstico preciso do tipo da artrite: 

1. Osteoartrite ou Artrite degenerativa: inflamação da articulação por desgaste das cartilagens, causando impacto e deformação dos ossos, agravando a dor. Seus fatores de risco incluem excesso de peso, histórico familiar, idade avançada e lesão prévia; 

2. Artrite Gotosa ou Metabólica: inflamação da articulação, mais comum nas articulações periféricas, como o dedão do pé, por acúmulo ou não-drenagem de cristais de ácido úrico no sangue, mais comum de afetar homens que mulheres, associada doenças como diabetes tipo 2, hipertensão arterial, alcoolismo e obesidade

3. Artrite Reumatoide ou Inflamatória: provocada por alterações no sistema imune, atacando as células das articulações e gerando inflamação da membrana sinovial. Outras doenças autoimunes podem causar os sintomas de dor e rigidez das articulações, como fibromialgia e lúpus

Tratamento 

O diagnóstico precoce da artrite é fundamental para evitar o avanço da doença e prevenir a degeneração das articulações e outras complicações. 

O tratamento é diferenciado para cada tipo de artrite, e deve ser supervisionado por um médico especialista, um reumatologista e um ortopedista da articulação afetada. 

Para a osteoartrite, o tratamento é feito com medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, fisioterapia para fortalecimento e tratamento do fator originário. Em casos muito avançados e de dor crônica severa, cirurgia de artroplastia (prótese) pode ser indicada. 

Para a artrite gotosa ou metabólica, o tratamento é similar, com controle dos níveis de ácido úrico no sangue, tanto por medicação quanto por mudança no estilo de vida. Alimentação balanceada e controle de doença metabólica ajudam a prevenir os sintomas da artrite. 

E para a artrite reumatoide, ou outras doenças autoimunes, o tratamento é feito de acompanhamento e medicamentos imunossupressores. 

O Hospital Orthoservice conta com estrutura completa e médicos especialistas para o tratamento ideal dos diferentes tipos de artrite. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *