Conheça os metatarsos, as suas funções e como tratar em caso de lesão

Os metatarsos são cinco ossos longos e resistentes que ficam localizados no ante pé (região anterior aos dedos), que dão estabilidade na hora de caminhar ou correr. O primeiro metatarso é o que conecta o dedão ao resto do pé, e assim, respectivamente os outros vão até o dedo mindinho, chegando no quinto metatarso. 

Se você acompanha esportes, já dever ter ouvido falar da lesão do quinto metatarso em algum atleta. Isso porque o quarto e o quinto metatarso são os menos resistentes desses ossos. As contusões desse ligamento podem ser causadas por:

  • Torções;
  • Trauma direto;
  • Micro traumas constantes.

As fraturas nos metatarsos são mais comuns em homens, principalmente em jovens, e estão muito associadas a acidentes automobilísticos, esforços repetitivos de trabalho e contusões esportivas. 

Mas é possível eu ainda conseguir andar, mesmo com uma leve dor? 

Sim, especialmente se a fratura for no quinto metatarso, mas é preciso ficar alerta. Ao sofrer uma lesão de qualquer metatarso, o pé já ficará mais sensível ao toque e ao pisar, mas se persistir, pode evoluir para dor extrema, impossibilidade de pisar no chão, apresentar hematomas e até luxações. 

É recomendado que não chegue a esse ponto, pois o tratamento conservador (sem cirurgia) pode ser o suficiente para curar os primeiros estágios, como: 

  • Uso de remédios analgésicos; 
  • Repouso absoluto; 
  • Bota imobilizadora e muletas. 

E depois disso tudo, quando vou poder voltar para os exercícios? 

Vai depender muito do tratamento (conservador ou cirúrgico) e da gravidade da lesão. É estimado que a fratura esteja recuperada após um período de 6 a 8 semanas, porém, é necessário a consulta de um especialista em ortopedia para um diagnóstico completo e específico para a sua situação. 

O Hospital Orthoservice possui uma ampla estrutura para diagnóstico e tratamento de diversas lesões, assim como profissionais experientes e capacitados para te orientar sobre o caso. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *