Os metatarsos são cinco ossos longos e resistentes que ficam localizados no ante pé (região anterior aos dedos), que dão estabilidade na hora de caminhar ou correr. O primeiro metatarso é o que conecta o dedão ao resto do pé, e assim, respectivamente os outros vão até o dedo mindinho, chegando no quinto metatarso.
Se você acompanha esportes, já dever ter ouvido falar da lesão do quinto metatarso em algum atleta. Isso porque o quarto e o quinto metatarso são os menos resistentes desses ossos. As contusões desse ligamento podem ser causadas por:
- Torções;
- Trauma direto;
- Micro traumas constantes.
As fraturas nos metatarsos são mais comuns em homens, principalmente em jovens, e estão muito associadas a acidentes automobilísticos, esforços repetitivos de trabalho e contusões esportivas.
Mas é possível eu ainda conseguir andar, mesmo com uma leve dor?
Sim, especialmente se a fratura for no quinto metatarso, mas é preciso ficar alerta. Ao sofrer uma lesão de qualquer metatarso, o pé já ficará mais sensível ao toque e ao pisar, mas se persistir, pode evoluir para dor extrema, impossibilidade de pisar no chão, apresentar hematomas e até luxações.
É recomendado que não chegue a esse ponto, pois o tratamento conservador (sem cirurgia) pode ser o suficiente para curar os primeiros estágios, como:
- Uso de remédios analgésicos;
- Repouso absoluto;
- Bota imobilizadora e muletas.
E depois disso tudo, quando vou poder voltar para os exercícios?
Vai depender muito do tratamento (conservador ou cirúrgico) e da gravidade da lesão. É estimado que a fratura esteja recuperada após um período de 6 a 8 semanas, porém, é necessário a consulta de um especialista em ortopedia para um diagnóstico completo e específico para a sua situação.
O Hospital Orthoservice possui uma ampla estrutura para diagnóstico e tratamento de diversas lesões, assim como profissionais experientes e capacitados para te orientar sobre o caso.