A artroscopia é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva para investigar, diagnosticar e tratar o interior de uma articulação por meio do artroscópio. Esse aparelho permite que o ortopedista cirurgião visualize com uma câmera o dano das fibras de cartilagem e tecidos dos tendões, assim como possíveis microfissuras ósseas.
Por realizar poucas e pequenas incisões, a técnica é muito vantajosa por seu baixo risco de infecção, menor impacto no organismo e recuperação mais curta, tão como por poder ser aplicada em diferentes articulações como joelho, ombro, tornozelo como:
- Lesão do menisco (joelho);
- Luxação patelar e instabilidade;
- Lesão dos ligamentos cruzados (joelho);
- Lesão do manguito rotador (ombro);
- Instabilidade do úmero (ombro);
- Impacto fêmur-acetabular (quadril);
- Entorse do tornozelo;
É mais comum ser indicada em lesões decorrente a esportes ou traumas diretos, mas pode ser utilizada em casos de doenças crônicas.
Como é o procedimento?
A artroscopia é realizada sob anestesia e sedativo, cabe ao médico especialista decidir o tipo de anestesia mais apropriada para o procedimento, no geral, pode ser do tipo raquidiana ou peridural. O procedimento dura entre 45 minutos e 1 hora, dependendo do objetivo da artroscopia.
Com a câmera do artroscópio e com a outra incisão, o cirurgião ortopedista consegue visualizar a articulação afetada e suas cartilagens e tecidos e corrigí-la.
No entanto, quem deve avaliar o quadro para uma possível cirurgia com artroscópio é o ortopedista cirurgião, após diagnóstico por exames: físico, de imagem e relatos do paciente.
O Hospital Orthoservice conta com especialistas em todas as subáreas da ortopedia e traumatologia e com um centro cirúrgico avançado para realização de procedimentos de todas as complexidades.