A Síndrome do Túnel do Carpo (STC) é umas das lesões ortopédicas da mão mais comuns em mulheres do que em homens, onde o nervo mediano (localizado no túnel do carpo – estrutura de ossos, ligamentos e tendões do punho) fica comprimido e causa formigamento e dor no mover dos dedos indicador, mediano e polegar.
As causas da Síndrome do Túnel do Carpo são variadas, dependendo de paciente, porém, está muito associada à Lesão por Esforço Repetitivo (LER). Atividade que utilizam muito os dedos e movimentos do punho podem comprimir o nervo mediano por erros posturais, como:
- Artesanato: tricô, ponto-cruz, costura, confecção, crochê etc.
- Trabalhos com eletrônicos: digitação, uso de celular indevidamente, falta de repouso do pulso;
- Manutenção: uso de ferramentas pesadas e que exigem alto esforço das mãos;
- Atividades extras: tocar instrumentos musicais, jogos eletrônicos e falta de alongamento;
O recomendado para evitar a dor e o formigamento durante essas atividades laborais são pausas de 5 em 5 minutos com alongamentos dos punhos – usar uma mão para puxar os dedos para trás (cerca de 15 segundos).
Um dos fatores que explicam a maior incidência em mulheres da Síndrome do Túnel do Carpo são as mudanças hormonais. Gestação e menopausa, assim como distúrbio da glândula da tireoide (hipotireoidismo), pois essas alterações causam um aumento da quantidade de líquido no corpo, levando a um inchaço dos tendões no interior do túnel.
Outras patologias associadas à STC são artrite reumatoide, traumatismos e diabetes (tipo 1 e 2). A diabetes é a doença de excesso de glicemia do sangue, que em níveis muito altos, afetam as veias periféricas (mãos e pés), inflamando-os. Essa inflamação também pode comprimir o nervo mediano.
Por isso, ter o controle de doenças com alimentação saudável e prática de exercícios físicos pode evitar o surgimento de doenças crônicas e sintomas associados.
E como é o tratamento?
O tratamento vai variar de acordo com o grau da Síndrome do Túnel do Carpo, a idade do paciente, se existe uma doença associada, entre outros fatores individuais.
Por exemplo, se for uma paciente com diabetes ou outra doença hormonal, alguns medicamentos podem ser descartados para não acarretar o quadro.
Existem técnicas de fisioterapia que podem amenizar a dor e prevenir quadros futuros. Para quadros mais avançados, a cirurgia pode ser recomendada, feita por método tradicional ou por endoscopia do punho.
Consulte um ortopedista especialista para avaliação do seu quadro de Síndrome de Túnel do Carpo para o tratamento mais adequado do seu caso!