Atendimento de Segunda a Domingo,
das 07h às 21h.

Saiba mais sobre as fraturas por estresse e como é o seu tratamento! 



As fraturas por estresse são pequenas fissuras nos ossos, causadas por estresse contínuo em uma articulação. Essas micro rupturas ósseas causam fadiga, dor e podem gerar edema na região afetada, sendo mais comum de ocorrer nos pés e joelhos, acometendo mais corredores, militares e dançarinos. 

No entanto, todos os ossos do corpo estão sujeitos a fraturas por estresse, dependendo da atividade de origem da sobrecarga na articulação. Além de prática diária de atividades física, outro fator de risco são doenças sistêmicas como diabetes, osteoporose e obesidade.  

Modalidade esportiva 

Atletas de corrida têm maior incidência de fratura por estresse nos ossos longos como a tíbia, o fêmur e a fíbula, e nos ossos menores, os metatarsos são os principais alvos. 

Em esportes que usam os membros superiores como ginástica olímpica, tênis, beisebol e basquete, podem resultar em fraturas por estresse no ombro e no cotovelo

Tratamento 

Assim que sentir os sintomas de dor e sensibilidade na região acometida, um ortopedista deve ser consultado para um diagnóstico. Além de exame físico, radiografia e ultrassonografia podem auxiliar na detecção das fissuras ósseas. 

É importante iniciar o tratamento precocemente, pois, caso a sobrecarga continue, a fratura pode agravar para grau II: ruptura fechada. O osso quebrado pode ainda danificar tecidos e até vasos ao seu redor, gerando outas complicações. 

O tratamento geralmente envolve repouso e medicação para alívio da dor, imobilização para iniciar a regeneração óssea e, em caso de luxação e fratura mais grave, cirurgia pode ser indicada. 

O Hospital Orthoservice conta com uma estrutura completa e profissionais de referência em todas as especialidades da ortopedia para um tratamento individualizado. 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *