Atendimento de Segunda a Domingo,
das 07h às 21h.

Tumores Ósseos: Conheça os diferentes tipos e como tratá-los. 


O câncer precisa ser combatido diariamente, e até os ossos podem ser alvos de células cancerígenas – os chamados tumores ósseos. Nem todos os tumores ósseos são cancerígenos, porém, precisam ser tratados para evitar evolução e consequências na saúde do paciente. 

Não há uma causa específica para a formação dos tumores ósseos, mas sabe-se que eles não são causados por mutação hereditária. Os sarcomas nos ossos podem acometer qualquer osso do corpo, porém, geralmente aparecem em nossos ossos das pernas, pelve, braços e maxilares. 

Existem diferentes tipos de tumores ósseos, sendo que cada um afeta pacientes diferentes como os Osteosarcomas, Condrossarcomas, Tumores de Ewing, Fibrosarcomas, Cordomas, entre outros. 

Os osteosarcoma e os tumores de Ewing são mais comuns em crianças e jovens adultos (até 30 anos), enquanto os condrossarcomas, fibrossarcomas e cordomas são mais relatados em adultos e idosos. 

É importante ficar atento a exames clínicos de rotina e aos sintomas para um diagnóstico precoce do tipo de tumor ósseo, para que possa se iniciar o tratamento mais eficiente. 

Os principais Sintomas do tumor ósseo podem incluir: 
 
• Dor mais intensa no osso afetado durante a noite ou em alguns movimentos; 
• Inchaço não imediato e alguns podem notar a presença do tumor; 
• Aumento de fadiga e perda de peso; 

Tratamento 

Na maioria das vezes, os médicos realizam uma combinação desses tratamentos: cirurgia de remoção total ou parcial do tumor, radioterapia, quimioterapia ou terapia-alvo. O tratamento e combate ao câncer é feito de maneira multidisciplinar, para gerar os resultados mais positivos para o caso específico do paciente. 

O Hospital Orthoservice conta com especialistas de alto nível na área de Oncologia Ortopédica e uma estrutura de ponta.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *