O câncer ósseo é considerado raro, e por isso, muitos desconhecem seus sintomas e tratamentos. O mês de julho foi destinado a aumentar a consciência da população para os tumores ossos.
Existem diferentes tipos de tumores ósseos, podendo ser benignos ou malignos, assim como podem ser primários – formados por diferentes células do sistema musculoesquelético, ou secundários – por metástase de outro câncer.
As incidências também variam de idade, sexo e região que costumam afetar. Os principais tipos de tumores ósseos são:
Osteossarcoma: é o câncer ósseo primário mais frequente e se inicia nas células ósseas. Ocorre mais frequentemente em pessoas com idades entre 10 e 30 anos, mas cerca de 10% dos casos ocorrem em pessoas com mais de 60 anos. Esse tumor se desenvolve com mais frequência nos ossos dos braços, pernas e pelve.
Condrossarcoma: É um câncer que se desenvolve nas células que formam a cartilagem. É o segundo tipo mais frequente de tumor ósseo primário, mais comum em jovens e podem se desenvolver em qualquer lugar onde exista cartilagem.
Tumor de Ewing: É o segundo tipo mais frequente de tumor ósseo em crianças, adolescentes e adultos jovens e o terceiro tipo mais comum de tumor ósseo em geral. É raro em adultos com mais de 30 anos. Geralmente afeta a pelve, ossos da costela, da perna ou braço.
Sintomas
Os primeiros sinais dos tumores ósseos são a dor e inchaço no local afetado, podendo até estar associadas a uma fratura. Como o câncer ósseo pode afetar mais crianças e jovens, é importante ficar atento para:
- Reclamações de dor após exercícios físicos;
- Alteração de postura enquanto sentado ou em pé;
- Nódulo na região afetada;
- Fraqueza generalizada, febre, anemia (Tumor de Ewing);
O diagnóstico é feito com exames de imagem e podem necessitar de outros exames para identificar o tipo do câncer.
Câncer ósseo tem cura?
A chance de cura aumenta com o diagnóstico precoce. O tratamento varia de acordo com o tipo, tamanho e local do tumor, assim como fatores individuais do paciente.
As principais técnicas usadas para tratar dos tumores ósseos são: radioterapia, cirurgia, quimioterapia, terapia-alvo, imunoterapia e hormonioterapia. Na maioria das vezes, os médicos realizam uma combinação desses tratamentos.
A definição do tratamento é feita após avaliação de um ortopedista oncológico, em ambiente apropriado e com acompanhamento de estadiamento. O Hospital Orthoservice conta com especialistas em todas as subáreas da ortopedia para consultas personalizadas.