O Mangito Rotador é um grupo de músculos e tendões que se interlaçam na região proximal do úmero (osso do braço). É formado por 4 músculos do ombro: o subscapular, o supraespinhal, o infraespinhal e o redondo menor.
Ele atua para estabilizar o úmero – maior osso da parte superior do corpo e que liga o ombro ao cotovelo – e equilibrar os movimentos do ombro. Uma lesão em qualquer um dos músculos, tendões ou ligamentos desse conjunto causa dor e pode limitar o movimento do membro.
Há diversos fatores que podem causar uma lesão no Manguito Rotador:
- Fatores mecânicos: atrito ou impacto do osso por presença de esporões, formato curvo ou engrossamento do ligamento do acrômio e clavícula.
- Fatores ambientais: envelhecimento, trauma, uso excessivo do ombro, tabagismo, obesidade.
- Fatores genéticos: alterações biológicas e genéticas da musculatura, ligamentos e colágeno que tornam mais propícia para a lesão.
A lesão do manguito rotador é dividida em três estágios:
- Edema, inflamação e hemorragia
- Fibrose e tendinite, com ou sem lesões parciais
- Ruptura completa do tendão, associada a alterações ósseas
O diagnóstico pode ser feito por meio de exame clínico do paciente, amparado por exames de imagem, principalmente a ultrassonografia e a ressonância magnética do ombro.
Tratamento
O tratamento dependerá do grau da lesão constatada pelos exames e queixas do paciente, junto com seus fatores individuais. Em casas de tipo 1 e 2, o tratamento convencional com imobilização, medicamentos analgésicos e fisioterapia pode ser suficiente.
Para casos de ruptura parcial ou total do ligamento (tipo 3), a cirurgia pode ser indicada, com a técnica de artroscopia do ombro sendo mais indicada.
O Hospital Orthoservice tem uma estrutura completa e ortopedistas especialistas para análise e tratamento da sua lesão.