A Síndrome do Túnel do Carpo (STC) é umas das lesões da mão e punho mais comuns da atualidade, muito relacionada à esforço repetitivo e excessivo no ambiente de trabalho. Só em 2020, houve mais de 17 mil afastamentos do trabalho por essa síndrome no INSS.
Ela é caracterizada por uma compressão das estruturas do túnel do carpo (uma passagem estreita contendo nervos e tendões no punho e mão) que afeta o nervo mediano, causando dor, formigamento e falha dos movimentos.
Prevenção
Para prevenir a síndrome do túnel do carpo é recomendado uma postura estável dos punhos, com uso de apoiadores em teclados e mousepads, por exemplo, para quem trabalha digitando.
Outra atitude preventiva importante é o alongamento da mão:
- Estenda a o braço à frente, com a mão para cima apontando a palma para frente. Com a mão oposta, puxe os dedos (incluindo o polegar), em direção ao corpo.
- Em seguida, estenda o braço à frente do corpo, com os dedos apontados para o chão. Suavemente, pelo dorso da mão, puxe os dedos em direção ao corpo.
- Finalize com a posição de prece. Leve as mãos uma contra a outra ao centro do peito. Faça uma pressão, empurrando de forma suave, a fim de alongar dedos e punhos.
Faça cada um dos exercícios por cerca de 20 a 30 segundos, antes de iniciar o trabalho. Lembre-se também de fazer intervalos durante o dia e repetir os exercícios.
E como é o tratamento?
O tratamento vai variar de acordo com o grau da Síndrome do Túnel do Carpo. Em casos leves, imobilização e medicamentos podem ser suficiente para reduzir o edema.
Uma alternativa para quadros moderados é a infiltração interarticular de corticoides, medicamento anti-inflamatórios que agem diretamente no túnel do carpo para descompressão.
Para quadros mais avançados, a cirurgia pode ser recomendada, feita por método tradicional ou por endoscopia do punho.
Consulte um ortopedista especialista para avaliação do seu quadro de Síndrome de Túnel do Carpo para o tratamento mais adequado do seu caso!