A Síndrome do Túnel do Carpo é umas das lesões ortopédicas da mão mais comum nos últimos anos, muito devido ao uso de aparelhos eletrônicos, como computadores, celulares, videogames e tablets. O excesso de uso das mãos em trabalhos laborais vai causando desgaste dos tendões da articulação da mão, fazendo uma compressa do nervo mediano.
O nervo mediano fica no túnel do carpo, uma estrutura anatômica do punho, ligando a mão e o antebraço. A função desse nervo é exatamente o movimento dos dedos polegar, indicador e médio. O primeiro sinal da síndrome do túnel do carpo é formigamento e dor no mover desses dedos, e até na ação de segurar objetos.
Essa lesão é mais comum em mulheres, na faixa etária de 40 a 60 anos, podendo ser agravamento de esforços repetitivos da mão ou por outros fatores. Gestantes e pessoas que têm diabetes, glândula da tireoide hipoativa (hipotireoidismo), certas formas de amiloidose ou artrite reumatoide têm um risco aumentado de desenvolver a síndrome do túnel do carpo.
Essa patologia também afeta homens, também pacientes de diabetes, e trabalhadores expostos a constante uso das mãos, vibrações e sobrecarga.
E como é o tratamento?
Primeiro, deve-se consultar um ortopedista especialista em mão e microcirurgia, para uma avaliação do grau da contusão. É importante relatar os fatores que levaram dor, como momento que iniciou a sentir as dores, seus hábitos diários e caso de alguma possível doença que gerou a lesão.
Em muitos casos, o ortopedista recomenda imobilização dos dedos com talas, para impedir maior compressão do nervo mediano, e medicamentos para amenizar a dor. É importante o paciente também tratar da diabetes, hipotireoidismo e artrite reumatoide, para evitar a síndrome do túnel do carpo.
Em alguns casos mais graves, pode ser recomendado injeções de corticoides para alívio da dor. Se o músculo estiver atrofiado ou enfraquecido, a cirurgia é a melhor opção para tratamento.
Consulte um ortopedista para avaliação do seu quadro de Síndrome de Túnel do Carpo. O Hospital Orthoservice conta com especialistas de alto nível em ortopedia e cirurgia da mão.