Hoje é o Dia Mundial da Osteoporose, data criada para aumentar a conscientização e prevenção dessa doença dos ossos. Ela é caracterizada pela baixa densidade óssea, que faz com que os ossos fiquem mais propícios a fraturas por traumas ou até espontâneas.
Suas principais causas são:
- Idade avançada
- Fatores genéticos e hormonais (menopausa)
- Sedentarismo e deficiência de cálcio e de vitamina D
Cerca de 10 milhões de pessoas convivem com a osteoporose no Brasil, por ser uma doença relacionada ao envelhecimento e a hábitos de vida (alimentação e sedentarismo), ela é considerada uma doença silenciosa, que inicia sem demonstrar sintomas.
É importante reforçar consultas de rotina com especialistas, especialmente para mulheres na pós-menopausa, para ter diagnóstico e tratamento adequado.
O diagnóstico é feito por exame de Densiometria Óssea, que mede a massa óssea em regiões como coluna lombar e fêmur. Ele feito por um aparelho que emite radiação dupla para formar imagens mais complexas dos ossos.
Infelizmente, é uma doença crônica e não há cura definitiva, mas com acompanhamento de um especialista, é possível evitar maior fraqueza óssea. O tratamento envolve:
- Suplementação e alimentação rica em cálcio e vitamina D
- Medicamentos à base bifosfonatos ou denosumabe
- Exercícios para fortalecimento muscular
O paciente que tiver diagnóstico positivo de osteoporose precisa fazer exames regulares com um especialista para avaliar a saúde óssea e evitar complicações
O Hospital Orthoservice conta com um corpo clínico de ortopedistas especialistas e uma estrutura de alto nível para o tratamento.