Os meniscos fazem parte da estrutura do joelho, compostos por um tecido fibrocartilaginoso e apresentam uma aparência semelhante ao formato de uma “meia-lua”, localizando-se entre o fêmur e a tíbia.
Essas estruturas ainda são divididas entre duas categorias: o menisco medial (parte interna do joelho) e o menisco lateral (parte externa do joelho). Eles agem justamente para ajudar no amortecimento e distribuição do peso e ainda auxiliam na estabilização e lubrificação da região entre a coxa e a perna.
O que causa uma lesão no menisco? Quais são os sintomas?
As lesões meniscais podem ser classificadas em agudas (traumáticas) e crônicas (degenerativas).
A primeira está relacionada a impactos diretos ou indiretos que podem se originar, por exemplo, do excesso de peso atribuído aos joelhos ou até mesmo a uma pancada involuntária na prática de um esporte físico. A segunda ocasião está relacionada com a deterioração progressiva ao longo dos anos, afetando principalmente, pessoas da terceira idade.
Portanto, os sintomas vão depender tanto da locação da lesão quanto do motivo que a ocasionou. Ainda assim, é comum queixas relacionadas a dor localizada nas laterias do joelho, derrame articular (inchaço) e até mesmo a travamentos e bloqueios do joelho ao caminhar.
Como é feito o tratamento desta lesão?
No tratamento para recuperar o menisco lesionado, o médico poderá optar por um método conservador ou um procedimento cirúrgico.
O tratamento conservador é indicado principalmente em casos mais leves ou degenerativos, onde o paciente será acompanhado em exercícios fisioterapêuticos e a depender da dor e do desconforto, consumirá em determinado período analgésicos e anti-inflamatórios.
Já na escolha de um tratamento cirúrgico, o paciente será submetido a uma artroscopia de joelho, onde o profissional realizará movimentos eficazes através de incisões monitoradas por vídeo para assim, preservar o menisco. A cirurgia é indicada para lesões mais graves e em casos de rupturas na região.
Se você se identificou com essas informações, busque o quanto antes a ajuda de um ortopedista especialista em joelho, de preferência. Somente um profissional capacitado irá estabelecer um diagnóstico preciso através de exames de imagem e escolher o melhor tratamento para o seu caso.
Hospital Orthoservice, há 35 anos como referência em ortopedia. Consulta com hora marcada e Pronto Atendimento 24h.