O ombro é uma articulação muito complexa e extremamente utilizada no nosso dia a dia. Com isso, podem ocorrer diversos traumas, doenças e lesões, como a do Manguito Rotador (ou Síndrome do Impacto no Ombro) – uma das causas mais comuns de dor no Ombro.
O manguito rotador é um conjunto de quatro tendões que se prendem no úmero, osso do ombro, responsáveis pelo movimento dos membros superiores.
As lesões nessa área ocorrem quando há um desgaste, inflamação ou impacto excessivo na articulação. Ocorre mais frequentemente em pessoas que realizam movimentos repetitivos de elevação, com os braços acima da cabeça, seja em esportes, atividades domésticas ou profissionais. Um caso muito comum é de lesão em profissionais como pintores, carpinteiros e jogadores de tênis profissionais, por exemplo.
Os tendões que compõem o manguito rotador são o supraespinal, infraespinal, subescapular e redondo menor. Existem diferentes tipos de lesões do manguito rotador, podendo variar de parciais ou completas, acometer parte ou todo o tendão, e até mais de um dos músculos. As lesões são mais comuns acontecem no tendão supraespinal, seguido do infraespinal e do subescapular.
Essa patologia pode ser traumática (impacto direto do ombro) ou degenerativa (desgaste dos tendões). A dor na região é o principal sintoma para alertar sobre a lesão, sendo maior na região do ombro e se irradiando para o braço. Em casos de lesão aguda e completa, é possível que haja perda de força para mover e levantar o braço afetado.
O diagnóstico é essencial para determinar qual é o músculo afetado, o grau da lesão, o tipo (parcial ou completo) e qual será o tratamento.
Para ter um diagnóstico preciso, a radiografia é o método mais rápido e eficaz. As lesões dos tendões não cicatrizam sozinhas, no entanto, nem todas as lesões precisam de cirurgia. As de característica degenerativa e parciais podem ser tratadas com anti-inflamatórios, e correção de postura e fortalecimento muscular.
Precisa fazer cirurgia?
A escolha entre o tratamento cirúrgico baseia-se principalmente na gravidade da lesão, no estilo de vida e idade do paciente, e na intensidade da dor e perda de função. A cirurgia de restauração de lesões parciais do manguito rotador pode ser feita pela artroscopia, método cirúrgico pouco invasivo que traz inúmeros benefícios ao paciente, como um pós-operatório mais rápido e tranquilo.
É essencial um diagnóstico de um ortopedista, de preferência um especialista em ombro e cotovelo, pela maior experiência no combate a essa lesão.
O Hospital Orthoservice conta com pronto-atendimento 24h e consultas com hora marcadas para tratamento em todas as subáreas da ortopedia.