Essa condição também pode ser chamada de bloqueio articular, que, por algum motivo, impede o movimento da articulação. A articulação do joelho pode sofrer diferentes lesões que causam um bloqueio de movimento.
Quando ocorre uma lesão, a dor e edema são os primeiros sintomas, e a orientação é manter imóvel e, aos poucos, mover o joelho lentamente para verificar o grau da lesão. No entanto, quando não há essa possibilidade, é preciso de uma investigação da causa do bloqueio articular.
Existem dois tipos de joelho travado:
1. Bloqueio falso: ocorre por dor intensa que impede o movimento, mas que não possua alguma estrutura impedindo o movimento. Pode ocorrer por inflamação da estrutura do joelho, dor patelofemoral, plica sinovial, artrose ou traumatismos, que levem a fraturas e luxação.
2. Bloqueio verdadeiro: ocorre quando há alguma estrutura impedindo que a articulação se mova. A causa mais comum é uma lesão da cartilagem do menisco, ou outra lesão de ligamento ou cartilagem.
Tratamento
Quem sofre com bloqueio articular deve buscar atendimento ortopédico para o tratamento. Após avaliação de um especialista, o tratamento pode ser definido.
O médico ortopedista pode realizar o diagnóstico por exame físico, ou ainda com auxílio de exames de imagem como radiografia, ultrassonografia do joelho e ressonância magnética para detectar lesões dos ligamentos e cartilagens
Inicialmente, é feito o tratamento de maneira conservadora com imobilização, compressas de gelo, medicamentos anti-inflamatórios, repouso e fisioterapia.
Alguns casos, como na lesão do menisco de alça de balde, são indicados passar por cirurgia para correção e restaurar o movimento. É possível realizar a operação pela técnica de artroscopia.
O Hospital Orthoservice conta com especialistas no tratamento de lesões do joelho e uma estrutura completa e confortável para nossos pacientes.