A hérnia de disco é uma doença que pode afetar toda a coluna vertebral, comumente causando dores ao abaixar as costas (hérnia de disco lombar). Essa é uma doença que afeta os discos inverterbrais, pequenas cartilagens gelatinosas que impedem o atrito entre as vértebras.
A hérnia significa que houve uma ruptura ou deslocamento do disco. A localização mais comum da hérnia de disco lombar é no disco que fica entre a quarta e quinta vértebra lombar (L4/L5) e no disco que fica entre a quinta vértebra e o sacro (L5/S1). Além de dores nas costas, pode causar alterações de sensibilidade para coxa, perna e pé.
Essa condição é causada, desgaste.
Lembrando que a hérnia de disco pode ocorrer em qualquer área da coluna vertebral, podendo ser assintomática ou sintomática, variando de sintomas dependendo da região afetada.
Os sintomas vão variar da região afetada, mas muito se forem presentes, apresentam um quadro de dor na região, formigamento e fraquesa de outros membros. No caso da hérnia de disco cervical (nuca), haverá dor na nuca e nos ombros, e fraqueza nos braços. Já na hérnia de disco torácica (parte superior das costas), a dor pode propagar para as costelas e hérnia de disco lombar (parte inferior das costas), além da lombar, afeta nádegas, coxas e até os pés.
E como tratar a hérnia de disco?
Infelizmente, a hérnia de disco não é curável, mas com o tratamento é possível aliviar a dor e restaurar a qualidade de vida. O tratamento é, na maioria dos casos, convencional, com apenas 13% de necessidade de intervenção cirúrgica.
O diagnóstico é o primeiro passo, podendo ser por avaliação clínica e por exames de imagem, para identificar o local certo da hérnia. Há diferentes maneiras de cuidar da hérnia de disco, sempre supervisionadas por um médico especialista em coluna.
Medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios não hormonais são indicados na fase aguda da dor, assim como há um período de observação e acompanhamento médico (cerca de 3 meses). Outros métodos de tratamento para alívios das dores são a fisioterapia, gerando descompressão neural por meio de manobras específicas até exercícios de estabilização e fortalecimento muscular, e infiltração na coluna – solução composta por corticosteróides para alívio mais rápido da dor.
Em casos em que esses métodos não são suficientes para aliviar a dor, a cirurgia é indicada, fazendo a retirada do fragmento de disco herniado responsável pela compressão do nervo.
O Hospital Orthoservice conta com especialistas em todas as subáreas da ortopedia, e um centro de tratamento de alto padrão.