Você já sentiu o músculo “pular” após uma atividade física? Ou que as suas pálpebras ficaram tremendo involuntariamente? Esses sinais podem indicar um espasmo muscular!
A sua origem varia entre o cansaço, o estresse, e determinadas condições médicas e a sua frequência pode ser muito incômoda, sendo ainda, uma das causas mais comuns de dores nas costas e pescoço.
Mas, o que é um espasmo muscular?
O espasmo, um dos mecanismos naturais de resposta protetora do organismo, é uma contração involuntária de um músculo, em qualquer parte do corpo. A sua intensidade pode ser pequena, apenas dentro do músculo, ou se espalhar para o sistema esquelético.
Os principais fatores que causam os espasmos musculares são:
-Excesso de cafeína;
-Estresse físico ou emocional;
-Fadiga: seja pela má qualidade do sono ou pelo cansaço do músculo após um grande esforço;
-Sobrecarga muscular: seja após realizar exercícios extenuantes ou se manter em posições inadequadas por um longo período.
-Desidratação;
-Trauma súbito e fraturas.
Quando devo consultar um médico?
Os espasmos musculares podem ser inofensivos e alguns tratamentos caseiros amenizam em pouco tempo o incômodo, como compressas frias e terapias de calor. No entanto, existem situações em que é necessária uma atenção redobrada, principalmente quando os sintomas se tornam frequentes.
Confira quando procurar um especialista:
-Quando os espasmos ocorrerem regularmente;
-Sintomas não reduzem sozinhos após repouso e cuidados conservadores;
-Ao aparecimento de dor e lesão como resultado do espasmo;
-Quando, atrelado ao espasmo, você sinta fraqueza, perda de equilíbrio ou alterações mentais;
-O espasmo esteja acompanhado de inchaço, vermelhidão ou qualquer descoloração na pele.
O Hospital Orthoservice é referência no tratamento ortopédico no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. Atendimento em consulta com hora marcada e Pronto Atendimento 24h.