Quando o assunto são as dores na coluna, vários fatores podem influenciar no tipo da enfermidade. De acordo com a OMS, 80% da população tem algum problema na coluna, sendo que a dor nas costas é a principal queixa entre pessoas com menos de 45 anos.
A coluna vertebral é um dos membros mais importantes do nosso corpo, tanto para o sistema locomotor quanto para o sistema nervoso. Por isso, os males da medula óssea são sempre um tema complicado, no entanto, não devem ser evitados, pois é nesse momento que as doenças se agravam.
São os casos de alguns problemas graves da coluna, como: hérnia de disco, estenose de canal, ou artrose na coluna, que necessitam de tratamento médico. Para que esses males não se tornem crônicos, fique atento com:
- Dores repentinas (sem traumas prévios);
- Dores nas costas que se agravam aos braços ou pernas;
- Sobrepeso;
- Levantamento de peso excessivo e movimentos bruscos;
- Má postura.
Há riscos relacionados também à ansiedade e depressão, a gravidez e no uso de saltos altos no caso das mulheres, e ainda a possibilidade de tumores e doenças autoimunes.
De qualquer modo, a dor é um sintoma, que mesmo em nível leve, não deve ser ignorado, pois ele é um indicativo de que algo está errado no corpo. Por isso, o mais indicado é buscar um médico ortopedista para avaliar o quadro completo.
Mas como evitar ter dor nas costas?
Como existem diversos músculos na parte traseira do corpo, revestindo e protegendo a coluna vertebral, é preciso primeiro entender que há diferentes tipos de dor nas costas.
Na parte superior, é possível que seja mais muscular do que óssea, mas a segunda opção ainda é válida. Para evitar dores nessa região, é comum os alongamentos dos braços e cotovelos.
Já na região conhecida como lombar, que tem maior presença de terminais nervosos, é onde precisamos ter maior atenção. Há métodos de prevenção (alongamentos e postura), porém, é mais indicado procurar um médico.
E como tratar um male da coluna?
Existem os métodos conservadores à base de medicamentos e fisioterapia, que são indicados pelo especialista, que foca na redução das dores com os remédios anti-inflamatórios, e no fortalecimento dos músculos das costas.
Há ainda o tratamento não invasivo, feito com os equipamentos de tomografia, PET Scan e a ressonância magnética, realizados pelo fisiatra intervencionista. E claro, em casos mais avançados, é preciso de procedimento cirúrgico para tratar da doença.
O Hospital Orthoservice tem estrutura e profissionais de qualidade para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento para o paciente com dores nas costas, ou qualquer outro male ortopédico.