A Artrose, também chamada de osteoartrite, é uma degeneração da cartilagem – fibra de tecidos moles que recobre os ossos e “amortece o movimento”. Com a cartilagem danificada, os ossos têm impacto no movimento, e isso causa sintomas de dor aguda, inchaço, vermelhidão e inflamação da área afetada.
As articulações mais afetadas pela artrose são a coluna, os joelhos, o quadril, e em alguns casos, os ombros e as mãos. A causa da artrose é variada, pois múltiplos fatores podem acarretar a degeneração da cartilagem.
As pessoas que mais devem ficar atentas à artrose são:
• Idosos;
• Obesos;
• Familiares com artrose;
• Pacientes com doenças autoimunes;
• Diabéticos;
• Pacientes atletas ou com trabalhos de força demasiada e repetitiva.
Cada um desses pacientes pode apresentar diferentes graus de artrose, por isso é necessário fazer uma investigação profunda e individual de cada um.
Diagnóstico: para diagnosticar devidamente a condição, é feita uma avaliação das queixas do paciente, geralmente relatando dor intensa e limitação dos movimentos, acompanhados de radiografia e ressonância magnética da área afetada.
Em alguns casos, é possível que o atrito entre os ossos cause calcificação extra, resultando em protuberâncias e deformidades na articulação.
O tratamento da artrose vai variar de acordo com o quadro individual do paciente.
Geralmente, são usados medicamentos para combater a dor e inflamação e fisioterapia para fortalecimento muscular. No entanto, esse método conservador é indicado para casos iniciais e leves, e deve ser levado em conta se o paciente possui alguma doença associada: síndromes metabólicas, gota, condições renais, etc.
Opções mais avançadas envolvem a infiltração articular com ácido hialurônico (viscossuplementação), substância presente no nosso corpo que compõe o líquido sinovial, e ajuda a aumentar a lubrificação e reduzir o impacto das articulações.
Em casos mais graves, onde o tratamento conservador não surtiu efeito, cirurgia pode ser indicada. A cirurgias de artroplastia substituem a cartilagem (e o osso) da articulação afetada por uma prótese, para substituir e restaurar o movimento, casos para joelho e quadril.
O Hospital Orthoservice tem uma equipe clínica de especialistas em todas as áreas do sistema locomotor, para tratar e avaliar o seu quadro de maneira individual e humanizada.