Também conhecida por Síndrome de Morton, é uma doença entre o 3º e 4º metatarso e que gera dor e sensibilidade no pé acometido. Essa doença é causada por um espessamento entre os ossos, devido a múltiplas lesões contínuas, e por conta disso, o corpo forma um tecido ao redor deles na tentativa de protegê-los – uma ossificação que comprime o nervo do pé e então causa dor.
As lesões que levam a formação do Neuroma de Morton geralmente tem relação com deformidades dos dedos, como o uso constante de sapatos de salto alto ou de bico fino, que leva a ocorrer com maior incidência nas mulheres em torno dos 40 aos 50 anos. Também pode ser formado por marcha incorreta, lesões por esforço repetitivo ou sobrepeso.
Os principais sintomas dessa doença são:
- Dor intensa no pé que irradia para os dedos;
- Calosidade ou inchaço;
- Sensibilidade ao toque;
E como é o tratamento?
Primeiramente é feito um exame físico com o médico ortopedista, que pode requisitar uma ressonância magnética (RM) do pé para confirmação do quadro. É comum, que por meio da RM e de radiografia, outras condições podem ser identificadas como: sinovite metatarso-falangeana, bursite intermetatarsal, fratura por estresse dos metatarsos. Outra alteração comum de se detectar junto do neuroma de Morton é hálux valgo ou rígido.
O tratamento vai depender do nível dos sintomas apresentados pelo paciente, podendo ser conservador, intrainfiltração e/ou cirúrgico. Existem cirurgias minimamente invasivas para remoção do tecido que está causando a dor e correção dos metatarsos e falanges, seguida por repouso e medicamentos anti-inflamatórios. É preciso de uma avaliação médica para determinar a melhor maneira de restaurar a saúde do paciente.
O Hospital Orthoservice tem uma equipe clínica especialista e uma estrutura completa para tratamento de diversas lesões ortopédicas.