Você já deve ter ouvido falar de tendinite, não é? É uma inflamação do tendão, que pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas é mais comum em ombros, cotovelos, mãos, joelhos e tornozelos.
Os tendões funcionam como conectores dos músculos com os ossos. Por isso, quando movemos algum membro, as fibras do tendão “carregam” o osso junto ao músculo. Então, movimentos repetitivos e de grande força podem causar fissuras, degeneração e a inflamação dos tendões.
A prática de exercícios físicos como corridas, basquete e vôlei pode sobrecarregar os tendões e causar a tendinite. Reforçando, que isso ocorre em excessos de força, ou seja, movimentos mal executados e sem supervisão.
Alguns fatores que aumentam a chance de ter tendinite são:
- Falta de alongamento (antes de exercícios e no dia a dia);
- Envelhecimento;
- Doenças (diabetes e artrite reumatoide);
- Postura inadequada (pressão mesmo sem movimento);
- Estresse.
E como prevenir a tendinite?
O fortalecimento do corpo é a melhor forma de prevenir a tendinite. E como esforços repetitivos podem causar a patologia, há outros métodos de reforçar os seus tendões.
O primeiro passo é uma alimentação saudável e balanceada, com vitaminas e fontes de cálcio (leite, espinafre, sardinha e brócolis) e ferro (fígado, ovo, atum, feijão branco e preto, grão de bico).
Se o seu trabalho exige que você faça movimentos repetitivos, que podem inflamar um tendão, o ideal é fazer alongamentos e pausas de 5 a 10 minutos. E por último, fazer consultas médicas mais frequentes, pois elas podem prever prováveis lesões.
O Hospital Orthoservice tem uma equipe clínica especialista em todas as áreas do sistema locomotor, para tratar e avaliar o seu quadro de tendinite e qualquer outra dor muscular e óssea.