As bursas são pequenas bolsas cheias de líquido sinovial, que ajudam a manter um movimento suave entre ossos e músculos, e quando estão inflamadas são chamadas de bursites. O quadril possui várias bursas, sendo a bursite mais comum no quadril é a trocantérica e pode ser acompanhada por tendinite, causando dores na lateral da cintura.
Essa inflamação ocorre por dois motivos: fraqueza ou desequilíbrios musculares e esforço repetitivo exagerado. Muitos casos de bursite no quadril são em pessoas sedentárias, que passam muito tempo de seu dia sentado, que resulta em sobrecarga na articulação e alterações biomecânicas.
Assim como nas tendinites, sobrecargas e movimentos repetitivos podem inflamar as bursas, no caso das do quadril, são pessoas que usam o quadril regularmente, caso de atletas, dançarinos e lutadores.
Mas como evitar a bursite no quadril e a dor?
Para evitar bursites é preciso fortalecer os músculos com prática de exercícios adequados a sua idade, e principalmente a do quadril, manter o peso ideal. Outras dicas são:
- Postura adequada ao sentar-se, com os pés também apoiando o peso do corpo;
- Alongamentos antes e depois de exercícios físicos, para melhorar o relaxamento muscular;
Sintomas e incidência
O principal sintoma é a dor na região afetada, em especial, na hora de dormir. A região inflamada fica sensível ao toque, com sensação de queimação, e dificulta a movimentação em andar, sentar-se e levantar-se, subir escadas.
Essa inflamação é extremamente frequente, sendo 80% dos casos em pacientes do sexo feminino acima dos 50 anos de idade. Isso é devido a diferença biomecânica do quadril das mulheres.
E qual o tratamento?
O tratamento deve ser feito com ortopedista especializado, que pode avaliar o quadro e o nível de dor da paciente. Como a bursite do quadril é comum ser acompanhada de tendinite, a medida mais convencional é repouso, remédios anti-inflamatórios e compressas geladas.
Se houver rompimento do tendão por conta da inflamação, embora raro, pode ser sugerido uma cirurgia.
O Hospital Orthoservice possui profissionais qualificados em todas as subespecialidades da ortopedia, e uma estrutura de ponta para o realizar o diagnóstico e tratamento.