A artroplastia é o procedimento de implante de prótese de uma articulação, no caso do quadril, envolve a cabeça do fêmur e o acetábulo (região do osso da bacia). A cirurgia pode ser parcial, implantando apenas uma parte da prótese, ou total, implantando as duas partes.
Ela é indicada para casos de artrose grave, traumas no quadril ou no fêmur, impacto femoracetabular que não tiveram sucesso pelo tratamento convencional. São condições causadas por múltiplos fatores, com destaque para:
- Idade avançada;
- Movimentos repetitivos da articulação;
- Alteração na forma do encaixe de um ou dos dois ossos;
- Desgaste da articulação por sobrepeso ou estresse constante;
É importante ressaltar que a indicação para a cirurgia deve ser feita por um ortopedista especialista no quadril, após avaliação clínica e com exames de imagem da área afetada.
Como é o procedimento?
A cirurgia é considerada uma das operações ortopédicas de maior sucesso na medicina moderna, além de ter constante evolução em termos de materiais e técnicas cirúrgicas.
O procedimento é feito com anestesia local (raquianestesia) ou geral, variando de acordo com características do paciente, e leva cerca de 2h30. O cirurgião realiza uma incisão na lateral do quadril para retirar o osso desgastado e implante da prótese.
Benefícios e Contraindicações
O principal benefício da cirurgia são a prótese amplamente resistente e durável, e que a dor é controlada na imensa maioria dos casos, com o paciente melhorando muito rapidamente sua capacidade para as atividades diárias.
As contraindicações da cirurgia podem ser de forma relativa ou absoluta. Dentre elas, estão:
- Infecção ativa
- Trombose venosa profunda ou embolia aguda.
- Cardiopatia grave
- Tabagismo
- Osteoporose grave
- Demência
- Alcoolismo
Novamente, vale ressaltar que a cirurgia só é indicada após avaliação de um ortopedista especialista.
O Hospital Orthoservice dispõe de ampla e mais completa estrutura para atendimento e avaliação ortopédica personalizada, de forma a promover um tratamento humanizado e eficaz para cada paciente.