A dor no joelho é uma das queixas mais comuns do meio ortopédico, justo por ser a articulação mais exigida em prática esportiva e até na rotina de muitos trabalhadores. A crondomalácia patelar é uma degeneração ou amolecimento da cartilagem entre o osso da patela (rótulo superior do joelho) e o fêmur.
Está ligada a sobrecarga de atividades físicas de impacto ou até mesmo alguns esforços, como prática de esportes, danças e trabalhos físicos. O desgaste pode acontecer também em pessoas que exigem do joelho, mesmo com “parado”, como caso de mulheres que usam salto alto frequentemente e homens que cruzam as pernas ao sentar-se, também está associada com o sobrepeso.
A dor no joelho é o principal sintoma e pode variar de leve a intensa, algo que o médico ortopedista leva em consideração no diagnóstico e no método de tratamento. Por ser um sintoma vago, pode ser confundido com outras dores patelofemorais como tendinite patelar ou luxação.
Qual a diferença entre essa dor e a condromalácia?
- A tendinite patelar é uma inflamação do tendão que movimenta a patela.
- A luxação patelar é o deslocamento do osso da patela de sua posição.
- A dor da condromalácia está mais ligada ao movimento, pois gera impacto entre patela e fêmur, dado ao desgaste da cartilagem.
Como é o tratamento? Precisa fazer cirurgia?
O tratamento vem após o diagnóstico, que muitas vezes, pode ser feito apenas com exames clínicos, porém, ressonância magnética pode ser solicitada para análise da profundidade e local de maior desgaste.
O método conservador é por terapias de fortalecimento da cartilagem, com controle da dor por analgésicos e correção do movimento que leva a lesão. Existem diversos fatores que podem ser responsáveis pelo quadro de dor fêmur-patelar, de forma que o tratamento deve ser individualizado.
Proteção e exercícios de fortalecimento são os principais meios de prevenir novas dores da condromalácia patelar. Os hábitos noviços ao joelho como sedentarismo, uso de calçados que forcem a postura, impactos frequentes (saltos e corridas) devem ser corrigidos para diminuir as chances de recidiva.
Cirurgia é raramente indicada para condromalácia patelar, pois, mesmo com intervenção cirúrgica, a cartilagem pode continuar amolecida e não retornar a sua função original.
O Hospital Orthoservice conta com pronto-atendimento 24h, profissionais especialistas e consultas com hora marcadas para tratamento em todas as lesões ortopédicas.