Você conhece alguém que tenha água no joelho? Já deve ter escutado essa expressão, não é?!
A sinovite, também conhecida popularmente como “água no joelho”, é uma inflamação que acomete essa região do corpo devido ao aumento do líquido sinovial dentro das articulações e é frequente, principalmente, entre os atletas que sofrem grandes impactos nas pernas!
Após traumas e sobrecargas nos joelhos, a produção do líquido sinovial (que tem a função de lubrificar e nutrir a cartilagem articular) passa a ficar desregulada, mudando até mesmo a consistência, que pode passar a conter pus e sangue! A partir desse desequilíbrio, as dores e inchaços começam a comprometer os movimentos naturais.
Quais são os sintomas da água no joelho?
Recorrente no esporte, muitos indivíduos acabam confundindo entre o que pode ser uma inflamação no joelho e uma simples fadiga pelo excesso de treinos, portanto, alguns sinais devem ser observados com atenção, como:
-Dor e sensibilidade;
-Sensação de peso e inchaço;
-Vermelhidão e sensação de calor;
-Dificuldade de locomoção e de dobrar os joelhos;
-Rigidez articular e dor em repouso;
-Dificuldade para realizar atividades do dia a dia (caminha, agachar…).
Diagnóstico e principais tratamentos
As medidas para cessar a água no joelho dependerão dos fatores que levaram à sua ocorrência! Com o diagnóstico dado por um ortopedista especializado através de exames de imagem e com a descoberta da causa, os tratamentos podem ser iniciados. Nesta etapa, o médico pode mesclar diferentes técnicas, como:
-O uso de medicamentos;
-A artroscopia, se houver lesão de menisco ou rompimento de ligamento;
-A utilização da técnica de crioterapia, que usa o frio para reduzir a dor e o inchaço;
-A punção para aliviar os joelhos;
-O repouso articular com o amparo de imobilizadores.
A prevenção é o melhor caminho, por isso, invista em hábitos de vida saudáveis, controlando o peso corporal, fortalecendo a região, não sobrecarregando os joelhos, e realizando alongamentos antes de iniciar qualquer atividade física!
Hospital Orthoservice, há 35 anos como referência em ortopedia. Consulta com hora marcada e Pronto Atendimento 24h.