A cirurgia ortopédica evolui constantemente. Uma prova disso é o progresso das técnicas minimamente invasivas, como a artroscopia: técnica cirúrgica que permite a visualização do interior das articulações através de pequenas incisões. Em uma delas utiliza-se uma cânula com uma pequena câmera, que transmite as imagens de dentro da articulação para um monitor de vídeo em alta resolução. Em outra, são introduzidos instrumentos cirúrgicos artroscópicos para que o médico possa realizar o procedimento e tratar a lesão.
Evolução da artroscopia na Ortopedia
Há alguns anos era necessário que qualquer tratamento ou até diagnóstico de lesões articulares fossem realizadas através de uma “cirurgia aberta” (artrotomia). A artroscopia era utilizada apenas para a visualização das estruturas intra-articulares, sendo considerada mais um método de diagnóstico do que uma técnica cirúrgica (para tratamento).
Com o passar dos anos a técnica teve muitos progressos e os instrumentos foram aperfeiçoados para a utilização através de pequenos orifícios, consagrando-se uma técnica minimamente invasiva.
Principais indicações
Atualmente a artroscopia pode ser realizada em praticamente todas as grandes articulações do corpo humano, como:
– Joelho
– Ombro
– Quadril
– Cotovelo
– Punho
– Coluna
As articulações mais frequentemente tratadas com essa técnica são o joelho e o ombro, em lesões do manguito rotador, meniscos e instabilidade articular (lesão ligamentar).
Principais vantagens
Por se tratar de uma técnica minimamente invasiva, as vantagens são inúmeras.
As cicatrizes são mínimas, menos tempo de internação, de duração do procedimento e de recuperação pós cirúrgica, sendo mais rápido do que em técnicas tradicionais – dependendo da região operada e do tipo de doença tratada.
Consulte sempre um especialista para te examinar e analisar se a artroscopia é indicada para diagnóstico e / ou tratamento do seu caso.
Hospital Orthoservice, há 35 anos como referência em ortopedia. Consulta com hora marcada e Pronto Atendimento 24h