A tendinite crônica é quando há um quadro frequente de inflamação de um tendão de uma articulação. É considerado com tendinite crônica quando o quadro se estende por mais de 2 mês de duração, após as primeiras medidas tratativas.
Os principais sintomas são a dor, edema, vermelhidão e sensação de queimação da articulação afetada. Isso gera um quadro doloroso e às vezes, incapacitante para o paciente.
As principais causas da tendinite crônica são a idade avançada e movimentos repetitivos, o que explica acometer mais atletas e trabalhadores manuais. Algumas doenças como a diabetes e a artrite reumatoide contribuem para o favorecimento da doença.
As tendinites crônicas tendem a afetar os tendões do ombro, cotovelo, joelho e o do calcanhar, por seus movimentos mais repetitivos.
Pessoas que sofrem de tendinite crônica de uma articulação específica precisam ficar atentas para o quadro de tendinose, processo que causa fibrose (desgaste das fibras) dos tendões, tornando-os mais suscetíveis a rupturas.
Tratamento
O tratamento inicial visa, principalmente, alívio da dor, com imobilização, gelo e medicamentos anti-inflamatórios.
Com o quadro inicial normalizado, é importante aderir a rotina de fisioterapia e fazer repousos frequentes nas atividades diárias. É importante utilizas as medicações corretamente prescritas pelo médico.
Em casos de tendinose avançada, cirurgia pode ser considerada para reparo dos tendões, a fim de evitar rupturas.
Para tentar evitar que a tendinite tenha recidiva, algumas medidas podem ser tomadas no dia a dia:
- Aderir uma programação de alongamentos diários;
- Faça pausas regulares em atividades de esforço físico;
- Manter-se hidratado ao longo do dia;
- Utilize equipamentos de proteção específicos (como a tornozeleira, por exemplo);
- Promova a qualidade de vida, com alimentação balanceada e menos estresse;
O Hospital Orthoservice conta com estrutura completa e médicos especialistas para o tratamento ideal dos diferentes casos de tendinite.