O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano e se origina de diversas raízes nervosas que saem do final da coluna lombar, indo em direção as pernas, chegando até os pés. A “dor ciática” se deve a alguma condição que está comprimindo o nervo e causando os sintomas de dor, dormência, formigamento e falta de força dos membros inferiores.
As principais condições que causam a compressão do nervo ciático são as que acometem a coluna e algumas que afetam o quadril, como:
- Alteração na Coluna: Alterações na coluna devido ao envelhecimento, como cifose, lordose e escoliose podem levar inflamação das articulações das vértebras, causando compressão do nervo ciático.
- Hérnia de disco: Mesmo antes de haver a hérnia, um disco desgastado na lombar pode gerar dor e inflamação, também causando compressão do nervo.
- Estenose lombar: Essa condição é caracterizada pelo estreitamento do canal da coluna vertebral por onde passam os nervos, podendo ser uma complicação da osteoartrite (artrose) ou osteoporose.
- Contração do músculo piriforme: Essa condição ocorre em pacientes que fizeram esforço repetitivo e intenso do músculo piriforme, localizado no glúteo, que pode inflamar e comprimir o nervo ciático.
Tratamento
Para avaliar a condição de cada paciente de forma individualizada, exames de imagem são feitos para identificar a origem da dor. Radiografia do quadril e da coluna, além de exames físicos e histórico do paciente são fundamentais para determinar a causa da compressão nervosa.
O tratamento é inicialmente feito de forma conservadora, como medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, repouso e exercícios de fortalecimento. Em casos mais avançados de dor, sensação de queimação e até incapacidade de movimento, cirurgia pode ser indicada.
As técnicas cirúrgicas estão cada vez mais modernas e seguras. Em caso de hérnia de disco ou estenose, é possível realizar cirurgia da coluna minimamente invasiva.
A avaliação de um ortopedista especialista é essencial para o tratamento seja adequado de acordo com o caso.
Como evitar que a dor volte:
- Fazer regularmente alongamentos que estiquem os músculos das pernas e a coluna;
- Evitar o sedentarismo, porque a falta de movimentação pode piorar a dor;
- Praticar regularmente atividades físicas, como caminhada, pilates ou hidroginástica, que fortalecem e alongam os músculos;
- Manter a postura das costas correta mesmo quando sentado;
- Estar o peso ideal para a altura.
O Hospital Orthoservice conta um corpo clínico de alto padrão para tratamento da dor e uma estrutura completa e confortável para nossos pacientes.