
Se você tem dores frequentes na coluna ou convive com uma pessoa idosa, já pode ter ouvido falar do termo “bico de papagaio”! Essa alteração óssea é muito comum em relatos da terceira idade que dizem sofrer com uma dor na coluna que parece não cessar. Essa queixa se dá justamente por essa doença não ter cura, mas saiba que é possível amenizar o sofrimento e o mais importante: remediar para que não haja evolução do quadro.
Mas, de onde vem esse nome? O que é essa alteração óssea?
O nome técnico por trás da expressão “bico de papagaio” é osteofitose. Se popularizou dessa forma justamente por seu formato, percetível através da radiografia, onde a alteração óssea na coluna se assemelha a um gancho (parecido com o bico de uma ave).
Os principais sintomas giram em torno da forte dor localizada nas costas que pode irradiar até as coxas, causando assim, uma sensação de formigamento e limitando a força e a movimentação corporal.
O desgaste no disco intervertebral que faz com que as vértebras se aproximem aponta a maior ocorrência na fase do envelhecimento e em decorrência de problemas como hérnias, artrose, escoliose e doenças autoimunes.
Se não há cura, como diminuir esse desconforto inacabável?
O alívio e a precaução para que essa alteração não evolua é mediada por um ortopedista que pode indicar alguns tratamentos eficazes. A remediação dos sintomas pode ser feita desde o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, até a realização de fisioterapia com exercícios específicos para o ajuste da postura. Em casos mais graves, onde tratamentos conservadores não são eficazes, é possível recorrer a cirurgia.
O Hospital Orthoservice é referência no tratamento ortopédico no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. Consulta com hora marcada e Pronto Atendimento 24h.